Em ambientes que lidam com o corte de carnes, a limpeza da serra fita deve fazer parte da rotina por ser uma exigência sanitária.
É preciso lembrar que o acúmulo de resíduos compromete a segurança dos alimentos, reduz a vida útil do equipamento e até gera multas.
Neste guia, você confere dicas práticas para higienizar e esterilizar sua serra fita com mais segurança e eficiência.
As máquinas para fatiar carnes cruas e congeladas estão sempre em contato com sangue, gordura e outros resíduos orgânicos.
Esses resíduos se acumulam rapidamente na lâmina e nas partes móveis do equipamento, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos.
A ausência de uma limpeza rigorosa pode facilitar a contaminação cruzada, comprometer a higiene do produto final e gerar riscos sanitários graves, especialmente em operações que seguem normas rigorosas da vigilância sanitária.
Para remover impurezas do seu equipamento e sanitizá-lo completamente, siga os procedimentos descritos abaixo.
Garanta que a serra fita esteja completamente desligada e desconectada da tomada para evitar acidentes.
Desmonte a lâmina e outras peças móveis para facilitar o acesso a todas as áreas que acumulam resíduos.
Remova os restos de carne, gordura e outros detritos acumulados nas superfícies e cantos do equipamento.
Utilize água quente para ajudar a dissolver gordura e um detergente neutro adequado para alimentos, aplicando-o com esponjas para limpar a estrutura da serra fita. Faça movimentos circulares e suaves para não riscar a superfície.
Além disso, lave as lâminas separadamente, com movimentos controlados, para evitar acidentes.
Remova todo o resíduo de sanitizante e sujeira com água limpa, garantindo que não haja resíduos químicos que possam contaminar os alimentos.
Utilize panos limpos e secos ou deixe as peças secarem ao ar em ambiente higienizado para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Após esses passos, cheque visualmente se o equipamento está limpo e seguro para uso antes de religar.
Para que a limpeza do açougue seja ainda mais completa e livre de acidentes, siga as recomendações de nossos especialistas:
E claro: use sempre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas anticorte, avental impermeável e óculos de proteção, para executar a limpeza.
Manter a serra fita limpa e bem higienizada assegura que sua operação funcione de forma eficiente, segura e dentro das normas sanitárias, com muitas outras vantagens para o seu negócio:
Com práticas rigorosas de limpeza e esterilização, sua operação se fortalece, garantindo confiança para clientes e eficiência para o seu negócio.
Quando o assunto é processamento de carnes, a higiene do equipamento faz toda a diferença. Isso vale tanto para a segurança dos alimentos, quanto para o bom funcionamento da operação.
Por isso, desenvolvemos serras fita pensadas para facilitar a limpeza e a manutenção diária, com:
Com a Inox-Design, você garante mais praticidade, segurança e durabilidade, sem depender de processos complicados ou improvisos no dia a dia.
Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato em seguida.
Aguarde
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.