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Setorização do mercado: use a organização para vender mais

Setorização do mercado: use a organização para vender mais

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Você já parou para pensar em como a disposição dos produtos no supermercado influencia diretamente nas vendas? 

Por isso, a setorização vai muito além de agrupar itens semelhantes: trata-se de planejar cada metro quadrado do ponto de venda para estimular o consumo. Afinal, quando bem estruturado, o mercado se torna mais atrativo, prático e lucrativo. 

Neste conteúdo, você vai entender como aplicar a setorização de maneira estratégica, quais setores são indispensáveis e como essa organização pode ser a chave para vender mais todos os dias.

 

Por que a setorização deve ser estratégica?

 

A setorização não é apenas organização visual. É algo que influencia diretamente os resultados do negócio:

  • Um layout bem planejado torna a navegação mais intuitiva para o consumidor;
  • Setores bem posicionados incentivam a compra por impulso;
  • Incentivam ainda o consumo complementar (por exemplo, carnes e temperos);
  • A divisão por setores permite controlar melhor as entradas e saídas de produtos;
  • É mais simples criar áreas promocionais e destaques estratégicos;
  • Facilita processos de limpeza em açougues, padarias e áreas de alta movimentação;
  • A equipe se organiza melhor para repor produtos e oferecer um atendimento ágil;

 

E o mais importante: quando o consumidor encontra tudo com facilidade e percebe lógica na disposição dos produtos, tende a voltar mais vezes e gastar muito mais.

https://www.inoxdesign.com.br/categoria-produto/mercados-acougues

 

Quais são os setores mais comuns no varejo alimentar?

 

No Brasil, os supermercados costumam se organizar com os seguintes setores:

  • Açougue;
  • Hortifruti;
  • Padaria;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Produtos de limpeza;
  • Frios e laticínios;
  • Adega e bebidas;
  • Enlatados;
  • Cereais, grãos e produtos integrais;
  • Pet shop.

 

Independentemente do tamanho do mercado, é importante que o consumidor encontre todos os setores descritos.

 

Como organizar os setores de forma estratégica?

 

Existem diferentes princípios da disposição dos produtos em um mercado. Abaixo, você pode conhecer os principais.

 

  • Agrupamento por tipo de consumo

Organizar os setores com base em hábitos de consumo facilita a vida do cliente e estimula compras complementares. Por exemplo: montar uma “área do churrasco” com carnes, carvão, pão de alho, bebidas e temperos próximos uns dos outros.

Outra dica é fatiar as peças de carne no ponto de venda, com o açougueiro preparado para dar dicas de preparo e recomendar outros produtos disponíveis, como temperos e acompanhamentos.  

Isso reduz o tempo de busca, melhora a percepção de conveniência e aumenta o volume de itens no carrinho.

Além disso, esse agrupamento pode ser temático (como festas juninas, verão, Páscoa, entre outros) ou funcional (como café da manhã, limpeza da casa e lanche rápido).

 

  • Fluxo de compra e jornada do cliente

Planejar a disposição dos setores de acordo com o caminho natural que o consumidor percorre dentro da loja é outra abordagem.

A entrada do mercado, por exemplo, costuma ser usada para produtos frescos e visualmente atrativos (como hortifruti), que criam uma boa primeira impressão. 

Já os produtos de necessidade básica e alta rotatividade (como arroz, feijão, leite, entre outros) costumam ficar ao fundo, incentivando o cliente a atravessar o mercado e visualizar outros setores.

Essa lógica aumenta o tempo de permanência e a exposição a itens que o consumidor não compraria inicialmente.

 

  • Setores de atração nas extremidades

Setores que chamam atenção e atraem fluxo, como padaria, hortifruti, açougue e bebidas, são estrategicamente posicionados nas laterais ou fundos da loja para atrair o cliente até essas áreas.

Essa técnica ajuda a distribuir melhor o tráfego no ponto de venda e evita que algumas áreas fiquem com circulação baixa.

Além disso, essas categorias costumam gerar mais percepção de frescor e qualidade, o que impacta diretamente na imagem da loja.

 

Setorização para aumentar o faturamento: dicas práticas

 

Para vender muito mais e potencializar resultados com a setorização do mercado, coloque as seguintes sugestões em prática:

  • Priorize áreas com maior giro com produtos de alta rotatividade;
  • Use sinalização clara e intuitiva;
  • Crie setores “temáticos” ou sazonais;
  • Coloque lançamentos e ofertas em áreas de maior visibilidade e circulação;
  • Adapte a setorização conforme o comportamento de compra;
  • Adapte-se ainda a datas comemorativas;
  • Invista em iluminação e ambientação por setor;
  • Aproveite as datas comemorativas para criar espaços temáticos;
  • Jamais deixe produtos sem preços em exposição;
  • Mantenha os setores abastecidos e organizados.

 

O consumidor precisa encontrar o que precisa com facilidade. Se sua setorização é organizada, ele sempre acabará comprando mais. Organização vende!

 

Erros comuns na setorização de lojas: o que não fazer em seu ponto de venda

 

Saber o que não fazer é também importante. Acompanhe:

  • Não misture produtos que não têm relação de consumo;
  • Evite excesso de mudanças na disposição de produtos;
  • Não deixe setores mal sinalizados;
  • Não posicione produtos de alto giro em áreas de difícil acesso;
  • Não crie “zonas paradas” com pouco tráfego.

 

A falta de organização pode reduzir o ticket médio e gerar perdas invisíveis, além de dificultar a fidelização do público.

 

O açougue é a grande estrela na setorização

 

O setor de açougue é um dos mais relevantes para o varejo alimentar, tanto pelo volume de vendas, quanto pela fidelização que gera.

Por isso, o açougue deve ser organizado e tratado como um setor de alto valor estratégico. Posicioná-lo próximo à área de frios, temperos, carvão, bebidas e itens para churrasco favorece a venda por conveniência e estimula compras associadas.

Além disso, manter a vitrine limpa e bem iluminada fortalece a confiança do consumidor e transforma o açougue em um diferencial competitivo, especialmente quando o mercado trabalha com cortes especiais ou produtos exclusivos.

Para que a setorização funcione de verdade, é preciso ter equipamentos que acompanhem esse nível de exigência, e a Inox-Design está aqui para isso.

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