Você já parou para pensar em como a disposição dos produtos no supermercado influencia diretamente nas vendas?
Por isso, a setorização vai muito além de agrupar itens semelhantes: trata-se de planejar cada metro quadrado do ponto de venda para estimular o consumo. Afinal, quando bem estruturado, o mercado se torna mais atrativo, prático e lucrativo.
Neste conteúdo, você vai entender como aplicar a setorização de maneira estratégica, quais setores são indispensáveis e como essa organização pode ser a chave para vender mais todos os dias.
A setorização não é apenas organização visual. É algo que influencia diretamente os resultados do negócio:
E o mais importante: quando o consumidor encontra tudo com facilidade e percebe lógica na disposição dos produtos, tende a voltar mais vezes e gastar muito mais.
No Brasil, os supermercados costumam se organizar com os seguintes setores:
Independentemente do tamanho do mercado, é importante que o consumidor encontre todos os setores descritos.
Existem diferentes princípios da disposição dos produtos em um mercado. Abaixo, você pode conhecer os principais.
Organizar os setores com base em hábitos de consumo facilita a vida do cliente e estimula compras complementares. Por exemplo: montar uma “área do churrasco” com carnes, carvão, pão de alho, bebidas e temperos próximos uns dos outros.
Outra dica é fatiar as peças de carne no ponto de venda, com o açougueiro preparado para dar dicas de preparo e recomendar outros produtos disponíveis, como temperos e acompanhamentos.
Isso reduz o tempo de busca, melhora a percepção de conveniência e aumenta o volume de itens no carrinho.
Além disso, esse agrupamento pode ser temático (como festas juninas, verão, Páscoa, entre outros) ou funcional (como café da manhã, limpeza da casa e lanche rápido).
Planejar a disposição dos setores de acordo com o caminho natural que o consumidor percorre dentro da loja é outra abordagem.
A entrada do mercado, por exemplo, costuma ser usada para produtos frescos e visualmente atrativos (como hortifruti), que criam uma boa primeira impressão.
Já os produtos de necessidade básica e alta rotatividade (como arroz, feijão, leite, entre outros) costumam ficar ao fundo, incentivando o cliente a atravessar o mercado e visualizar outros setores.
Essa lógica aumenta o tempo de permanência e a exposição a itens que o consumidor não compraria inicialmente.
Setores que chamam atenção e atraem fluxo, como padaria, hortifruti, açougue e bebidas, são estrategicamente posicionados nas laterais ou fundos da loja para atrair o cliente até essas áreas.
Essa técnica ajuda a distribuir melhor o tráfego no ponto de venda e evita que algumas áreas fiquem com circulação baixa.
Além disso, essas categorias costumam gerar mais percepção de frescor e qualidade, o que impacta diretamente na imagem da loja.
Para vender muito mais e potencializar resultados com a setorização do mercado, coloque as seguintes sugestões em prática:
O consumidor precisa encontrar o que precisa com facilidade. Se sua setorização é organizada, ele sempre acabará comprando mais. Organização vende!
Saber o que não fazer é também importante. Acompanhe:
A falta de organização pode reduzir o ticket médio e gerar perdas invisíveis, além de dificultar a fidelização do público.
O setor de açougue é um dos mais relevantes para o varejo alimentar, tanto pelo volume de vendas, quanto pela fidelização que gera.
Por isso, o açougue deve ser organizado e tratado como um setor de alto valor estratégico. Posicioná-lo próximo à área de frios, temperos, carvão, bebidas e itens para churrasco favorece a venda por conveniência e estimula compras associadas.
Além disso, manter a vitrine limpa e bem iluminada fortalece a confiança do consumidor e transforma o açougue em um diferencial competitivo, especialmente quando o mercado trabalha com cortes especiais ou produtos exclusivos.
Para que a setorização funcione de verdade, é preciso ter equipamentos que acompanhem esse nível de exigência, e a Inox-Design está aqui para isso.
Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato em seguida.
Aguarde
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.